Nome
Raúl Augusto Queiroz da Mota Cerveira
Localidade
Cascais
Natural de
Lisboa
Local do Velório
Capelas da Igreja da Ressurreição (Fontaínhas) Cascais - a partir das 14h30 do dia 2020-05-09.
Data do Funeral
2020-05-09
Hora da Cerimónia
14h30 (restrita à família)
Hora do Funeral (saída)
15h30
Cemitério
Crematório de Alcabideche (Centro Funerário de Cascais)
Deixe a sua homenagem
Acender vela
Oferecer flor
Condolências à família
Obs.: Os memoriais, assim como, as informações e fotos publicadas nesta página têm a autorização e consentimento prévio das famílias. Apenas serão publicados os memoriais que cumpram esse requisito. O Memorial Online da Funerária Memorial ® é um serviço gratuito não contratual ou obrigatório, e exclusivo para os serviços realizados por esta funerária. As opções de homenagem «Acender vela» e «Oferecer flor» são ações/manifestações virtuais e que não implicam a sua realização efetiva. Todas as mensagens escritas serão entregues à família, reservando-nos o direito de eliminar quaisquer mensagens com linguagem menos apropriada.
Partilhar
Solicitar impressão
Homenagens
40
7
55
62
Homenagens
Gil Paes De Botton
Deixou uma mensagem
13 Maio 2020
"O meu Pai deu-me a vida, o meu Mestre ensinou-me a viver". Sentidas condolências a toda a família. Que o meu Mestre descanse em paz.
Nuno Gonçalo Santos
Condolências à família
12 Maio 2020
Saudades de um Grande Homem.
Condolências a todos os amigos e familiares.
Até já Mestre!
João Aguiar
Condolências à família
12 Maio 2020
Mestre.. é com pesar que sei da sua partida.. e, creia que não haverá um dia em que a sua presença não se manifeste na minha existência. Ajudou a moldar o meu carácter, a minha personalidade e a minha forma de estar na vida, com os seus ensinamentos que dados entre quatro linhas vermelhas, muito extravasam o dojo e a sua aplicação diária. Perseverança, tenacidade, simplicidade e honestidade nos seus movimentos que se moldaram a quem consigo os aprendeu e praticou ao longo de horas e de estágios e momentos..Para a família, se estas palavras a eles chegarem.., os meus Pêsames Sinceros pela perda desse homem, desse pai. Quanto a si Mestre, agora que em estado de pura consciência consegue compreender que o espírito não se agarra ao material e ao tangível e que as ondas só fazem sentido se vir o oceano todo, uma única palavra apenas, até ao momento em que seremos apenas um UM. Até esse momento, creia que viverá sempre com todos aqueles que deixou para trás, em antecipação do devir que se esperava ser mais preguiçoso, mas como sempre, inesperado.
Manuel Martins (7º Dan/Judo)
Deixou uma mensagem
11 Maio 2020
A toda a família, quero expressar os meus sinceros pêsames.
Esta despedida inesperada que não temos o poder de contestar ou evitar, não vai fazer esquecer o Mestre, o Homem, o Amigo, por isso, ele permanecerá sempre vivo na nossa mente e corações.

Manuel Martins
7º Dan / Judo
Clube de Judo Total
Filipe
Deixou uma mensagem
11 Maio 2020
Mestre e Amigo, Raul Cerveira.
Há momentos em que uma mínima atitude da nossa parte pode ser essencial para devolver a alguém a coragem e a força para continuar na caminhada da vida. Neste caso, não devo hesitar em manifestar toda a minha solidariedade, principalmente a um HOMEM, MESTRE E LÍDER, que muito contribuiu na minha formação e doutros jovens dessa época para adquirirmos a força, atitude de lealdade e coragem, fundamental nas adversidades ao longo da vida!
Obrigado, e até sempre!
Filipe Rodrigues

João Manuel Pais de Azevedo Andrade Correia
Acendeu uma vela
11 Maio 2020
Até sempre mestre Raul Cerveira..uma grande referência nacional que espero que nunca seja esquecido na história do nosso desporto.
António Lino
Deixou uma mensagem
11 Maio 2020
Condolências á familia.
Luís Gravato
Condolências à família
11 Maio 2020
Obrigado Mestre!
André Morgado
Acendeu uma vela
11 Maio 2020
Obrigado Mestre Raul por tudo o que me ensinou e que tão importante tem sido ao longo da minha vida.
Luis Bharwany
Deixou uma mensagem
11 Maio 2020
Grande Mestre mas acima de tudo grande Amigo com quem tive o prazer de fazer esta caminhada na prática e ensino do karaté.Tivemos um percurso idêntico com o judo em campolide e só depois cada um escolheu o seu caminho em estilos diferentes.
À Família quero expressar as minhas mais sentidas condolências.
Jamais Te esqueceremos RAUL CERVEIRA SENSEI.
João Miguel Ferreira Heitor
Deixou uma mensagem
10 Maio 2020
Em meu nome e em nome da Associação Nacional de Karaté - Portugal, endereço as mais sinceras condolências a toda a família, amigos e alunos do Mestre Raul Cerveira. Será sempre uma referência do Karaté, uma referência enquanto karateca, mestre, dirigente e homem. A sua partida deixa-nos mais pobres. Que saibamos guardar e preservar o seu legado.
Oss
Ana Cruz
Acendeu uma vela
10 Maio 2020
Grande homem, sempre dedicado à sua paixão o Karaté, convivi com o grande mestre por diversas vezes, foi um prazer conhecê- lo, paz à sua alma, será sempre recordado com carinho.
Ricardo Morgado
Acendeu uma vela
10 Maio 2020
Obrigado Mestre por tudo que nos ensinou. Ficamos com a memória da sua importante obra no Karaté nacional mas também na formação dos muitos jovens que acorriam às suas aulas. Condolências à família.
Olga Feliciano
Acendeu uma vela
10 Maio 2020
Condolências à família. A perda de um ente querido é sempre dificil
Emanuel Morgado
Deixou uma mensagem
10 Maio 2020
Sempre tive orgulho em ter sido seu aluno. É algo que nunca esquecerei e que sempre guardarei comigo como uma das grandes memórias da minha infância. Obrigado Mestre!
João Nunes
Acendeu uma vela
10 Maio 2020
Obrigado por tudo, mestre e mentor. O céu ganhou uma nova estrela. Descanse em paz. As minhas condolências à familia.
João Nunes
Acendeu uma vela
10 Maio 2020
Obrigado por tudo, mestre e mentor. O céu ganhou uma nova estrela. Descanse em paz. As minhas condolências à familia.
Juan e Martha Silva
Condolências à família
10 Maio 2020
Os nossos sentimentos.
Uma grande perda para todos nós. Ficam as memórias do homem bom, integro, amigo do seu amigo, excelente profissional e um grande ser humano.
Muita força para a nossa querida Rosinha e para os filhos, Sofia, Rodrigo e Maria.
Um carinhoso abraço e muita força. Beijinho para todos.
Francisco Pelejão camejo
Condolências à família
10 Maio 2020
Que descanse em Paz. As minhas condolências a Sua família.
Elsa e Luís Tolda Martins
Deixou uma mensagem
10 Maio 2020
Para a Rosa, Sofia, Maria, Rodrigo e toda a Família reunidos neste momento de dor e saudade, enviamos o nosso abraço de sentido pesar.
Luis Salgueiro
Condolências à família
10 Maio 2020
Obrigado pela Amizade, pelos Ensinamentos que me ajudaram ao longo da minha vida, e pelos momentos de inesquecível convivência.... na certeza dum Até Breve meu Mestre e Amigo
Jaime Reis
Acendeu uma vela
10 Maio 2020
Recordo com Saudade todas as vivências e aprendizagens que tive o privilégio de privar com o Mestre Raúl. Obrigado por tudo Mestre.
Diogo Ribeiro
Deixou uma mensagem
10 Maio 2020
Sinceros sentimentos a toda a sua família e amigos. Sem dúvida alguma o sensei Raul Cerveira foi um marco bastante importante paa o karaté nacional .
Hoje no treino de instrutores da ASKP o Shihan Peté pediu um minuto de SILÊNCIO em MOKUSO em sinal de respeito e apreço profundo pelo Sense Raul Cerveira

Descanse em paz Mestre.
Até um dia
Oss
Grande abraço
Gonçalo Esteves
Acendeu uma vela
9 Maio 2020
Mestre Raul
Que descanse em Paz. No meu caminho foi muito importante, um gigante de conhecimento com um Karaté que está para além do normal.
Uma noção de vida particular e muito diferente do que via à minha volta.
Um abraço e muitos combates, aulas e visão vão acompanhar os muitos que treinou, como eu.
Florentino Barbedo Soares
Condolências à família
9 Maio 2020
Obrigado!
Mário Bernardino e familia
Condolências à família
9 Maio 2020
À familia endosso, eu e a minha familia, mais sinceros sentimentos.
,,,, se houve pessoas que fizeram parte de mim e da minha vida, e da vida da minha familia, foi sem duvida nenhuma o meu Mestre Raul Cerveira. Muitas batalhas travamos juntos, muitos km's fizemos juntos, sempre em prol do Karaté Nacional. Muitos e muitos momentos passamos juntos, uns bons e outros menos bons, mas sempre com um enorme respeito e amizade sincera.
Muito obrigado pelo Karaté que me ensinou, e por tudo o que aprendi consigo, e por tudo o que partilhou comigo.
Obrigado por ter sido meu amigo.
Até já Mestre,,,,, Descanse em Paz.
Ricardo Monteiro
Condolências à família
9 Maio 2020
Sempre a considerar. Condolências à família
Ricardo P
Acendeu uma vela
9 Maio 2020
Bjs e muita força minha querida Sofia para ti e para toda a tua Familia bjs com muito carinho dos Pereiras❤️
Oranio Sutil
Deixou uma mensagem
9 Maio 2020
Obrigado Mestre Raúl ,foi um privilegio privar consigo quando das suas vindas a Madeira !!
Condolências a família !!
José Pinto-Coelho
Condolências à família
9 Maio 2020
O Mestre Raúl Cerveira, através dos seus métodos e ensinamentos, definiu - entre os meus 8 anos de idade (até aos 15) - grande parte da minha personalidade. Dos 20 princípios do Karatê-Dô, definidos pelo Mestre Gichin Funakoshi (de quem era grande admirador) e que ajudam a formar os fundamentos da arte, de todos eles retive sempre pelo Mestre que karatê começa com "Rei" e termina com o "Rei" ("Rei" significa cortesia e respeito, e está representado no karatê curvando-se). Antes de entrarmos no dojo a vénia de respeito e de cortesia era e é obrigatória. A saudação antes do combate, antes das katas, em qualquer circunstância, era e é sinal de respeito pelo adversário, pelo próximo. Respeito e cortesia. Karate wa rei ni hajimari rei ni owaru koto o wasuru na. Agradeço ao Mestre os ensinamentos que nos deu da arte de aprender a mente (a nossa e a dos outros). Nunca deixou esquecer que não há heróis. Aprender o controle da dinâmica do poder, do timing (palavra que usava tantas vezes), a elasticidade do corpo e a velocidade da técnica. Obrigado por tudo. Um abraço deste seu discípulo. JPC
Vitor Gomes
Condolências à família
9 Maio 2020
As minhas sinceras condolências à família...
DEP
Elísio Sousa
Deixou uma mensagem
9 Maio 2020
Não foi há muitos anos que conheci o Raul Cerveira. Mas, desde aí, existiu uma forte empatia e amizade.
A minha familia, nomeadamente, a minha mulher e a minha filha Rita estiveram com ele duas ou tres vezes e sempre me perguntavam por ele. Nelas, não é normal. Nunca me perguntaram por ninguem da familia do Karaté senão pelo Raul Cerveira.
Mas foi a simplicidade, a alegria, a paixao pela vida que as fez apaixonarem-se por ele.
Ele sempre foi Leal. Amigo do amigo. Tinha tudo aquilo que um homem bom quer que o seu amigo tenha. Tudo.
Por isso, Estou Triste. A minha Familia está Triste.
E, seguramente, o Karaté fica mais pobre e perde uma luz timoneira.
Comprometemp-nos com o seu legado.
Obrigado pela confiança que depositou em mim e pela amizade que me proporcionou.
Deixo uma palavra de profunda admiração e amizade. Sinto-me mais só.
À familia apresento as mais sentidas condolências.
Até SEMPRE RAUL CERVEIRA.
Luís Silvestre
Condolências à família
9 Maio 2020
Gostaria de apresentar meus sentimentos à família.
Alexandre Oliveira
Condolências à família
9 Maio 2020
Até sempre Mestre! Ficam os bons momentos e os ensinamentos!
Rita Sousa (em nome da família do Mestre Manuel Sousa)
Condolências à família
9 Maio 2020
Se não estou em erro o Mestre Raul Cerveira foi o primeiro Mestre do meu pai - Mestre Manuel Sousa - e portanto, em nome do meu pai (que também já não está entre nós) e de toda a família, agradeço por todos os ensinamentos que lhe transmitiu e que ele próprio pode dar continuidade. Ainda me recordo quando nos treinos a que o meu pai ia no Judo Clube, eu e o meu irmão (ainda pequenos) andavamos para cima e pra baixo a descer as escadas e o Mestre Raúl (com toda a razão) olhava com aquele ar sério, mas meigo, para que fizéssemos silêncio.
Um obrigado e muita força para a família.
Domingos Maria de Saldanha Pinto Coelho
Acendeu uma vela
9 Maio 2020
Um grande abraço à família nestes momentos difíceis.

Ricardo Lopes
Deixou uma mensagem
9 Maio 2020
comecei a fazer karate aos 11 anos no CPtelecom com o mestre Manuel Sousa tambem falecido. fiz alguns estagios no Judo Clube. Grande Mestre com uma presença contagiante!
até sempre!
Paula Sousa e Nuno Almeida
Condolências à família
9 Maio 2020
Um homem que deixou o seu rasto de bondade, dedicação e amor a todos os que tiveram o privilégio de cruzar o seu caminho.
Quando alguém deixa um legado como o Mestre deixou, será eterno
Adelaide Vaz
Deixou uma mensagem
9 Maio 2020
Os meus sentidos pêsames à Família. O Mestre Raul Cerveira ficará sempre no meu coração. Foi com o Mestre que iniciei a prática desta Arte já lá vão mais de 40 anos.
Gonçalo Xavier
Deixou uma mensagem
9 Maio 2020
As minhas condolências à família e gratidão ao mestre Raul, de quem tanto aprendi e guardo sempre excelentes recordações. Paz no céu.
Dinamerico Fernandes
Deixou uma mensagem
9 Maio 2020
Mestre Raúl
Descanse em paz onde estiver, pois vai continuar a viver no coração dos seus amigos!
Até sempre!
Domingos Maria de Saldanha Pinto Coelho
Deixou uma mensagem
9 Maio 2020
Querido Mestre Raul, descanse em Paz.
Meu Grande Mestre, que me transitiu sempre tranquilidade e paz.
Sei que Deus o guarda porque foi um Grande Homem e um incansável professor e amigo.
Entre outras realidades transmitiu-me a importância da passagem de graduação como um "estímulo à continuação da prática"- palavras de grande sabedoria e força.
Cativava com a sua forma de ensinar.
Recordo também o sentido de humor sempre oportuno e a boa companhia que era.
Querido Mestre Raul, haveria tanto para dizer!
A minha firme esperança é que nos veremos um dia nesse outro lugar.
Um grande abraço deste aluno e amigo que nunca o esqueceu nem nunca esquecerá.
Um grande abraço e beijo à família que eu conheci e muiti estimo.
"Dai-lhe Senhor o eterno descanso entre o esplendor da Luz Perpétua".


Jorge Manuel Cardoso
Acendeu uma vela
9 Maio 2020
RIP
Rui Pereira
Deixou uma mensagem
9 Maio 2020
"As árvores altas são o orgulho dos ventos" (ditado Japonês).
Sensei, Domo Arigato Gozaimashita
Susana candeias
Condolências à família
9 Maio 2020
Só sei que nada sei ....
Mas sei que o Mestre vai direto para o céu!
E o seu nome jamais será esquecido...
Cabe a cada um de nós a tarefa de continuar o seu legado no karatê-Do .
Pedro Pessoa
Condolências à família
9 Maio 2020
Fui um dos alunos de karaté do mestre Raul. Lembro-me tão bem da voz dele a falar baixinho que tínhamos todos que nos calar para o ouvir. A vida tomou várias curvas e trouxeram-me para a Austrália, e a uns dias acordei com a notícia que amanhã acordo sem o mestre estar vivo.
A presença dele fazia o maior homem sentir-se pequeno.
O karaté perdeu um grande homem e toda a comunidade de karaté perdeu o Mestre Pai.
Vamos todos sentir a falta dele. De todos os cantos do mundo.
Liliana Madaleno (ASKP)
Condolências à família
9 Maio 2020
Os meus sentimentos à família deste grande senhor da nossa ARTE, de ontem, para hoje e para sempre OSS🥋
José Melo
Condolências à família
9 Maio 2020
Sentidos pêsames.
Joaquim Fernandes
Acendeu uma vela
8 Maio 2020
Muito obrigado Mestre Raul, por tudo que fez pelo karate nacional, pelas oportunidades que me proporcionou, pelo carinho, estima e amizade que sempre me tratou, fico eternamente grato e nunca o esquecerei. Os adjectivos seriam intermináveis, por isso mais uma vez MUITO OBRIGADO.
Sentidos pêsames à família, amigos e a todos alunos. Descanse em paz.
Abel, Hugo, Rodrigo, São - PINA
Ofereceu uma flor
8 Maio 2020
Duas gerações de alunos, o mesmo Mestre, partiu, mas fica para sempre nos nossos corações, e os seus ensinamentos de Karate e Humanos irão perdurar! Sentidos pêsames à família. RIP Mestre Raul
Paulo Julião
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Todos. Posso mesmo dizer milhares de amigos irão relembrar-se para sempre este grandioso homem
Domingos Maria de Lancastre Pinto Coelho
Condolências à família
8 Maio 2020
Sentida homenagem ao Mestre dos Mestres do Karaté em Portugal, Amigo de tantos anos.
Tanto aprendemos tantos consigo, Mestre, quatro só em nossa casa.
Obrigado pelo seu exemplo como Karateca, Mestre e dirigente desportivo de inigualável craveira, mas também como Homem e Amigo.
Bem haja e descanse em paz!
À Rosa, Sofia, Rodrigo e Maria, um grande abraço com os meus sentidos pêsames.
Domingos
Luís Maximino
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Sentidos pêsames. Um grande Homem. Descanse em paz Mestre Raul. Grande Obrigado
João Pereira
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Até sempre, Mestre!
Conheci-o no início como o Mestre do meu Mestre, e desde logo admirei a reverência com que o seu amigo Mário Ferreira, o meu primeiro instrutor, falava de si.
Com o passar do tempo, passei a conhecê-lo também como fundador e impulsionador da nossa Associação, a APK, depois a reconhecê-lo como o expoente máximo do Karate nacional e, com o estreitar de relações, passei a considerá-lo também como meu Mestre.
Entre todos os ensinamentos dentro e fora do dojo, estágios, treinos de instrutores e exames de graduação, sinto-me honrado por ter tido a oportunidade de o vir a conhecer também como um excelente conversador, um “bom garfo”, senhor de um refinado sentido de humor, mas sobretudo, alguém completamente dedicado ao Karate-Do e aos seus alunos.
Recordo já com saudades “aqueles” treinos, donde saíamos completamente esgotados mas já a desejar o próximo, da maneira como um simples olhar seu durante o treino nos motivava a dar sempre mais, a almejar sermos melhores, a corresponder aos elevados padrões que estabeleceu para si próprio e para aqueles a quem transmitiu a sua arte.
Muito obrigado por tudo o que nos transmitiu e pelo legado que nos deixou. Assim como o Mestre traçou o seu caminho, nós seguiremos o nosso, mas com a chama dos seus ensinamentos a iluminar a “via”.
À sua família, aos meus companheiros da APK, e a todos os restantes alunos e companheiros do Mestre Raúl Cerveira, deixo as minhas sentidas condolências.
Até sempre, Mestre! Um dia voltaremos a treinar juntos!
Miguel Moura
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
A toda a família ,amigos e Karatecas as minhas sinceras condolências.....Sensei Raul Cerveira graduou-me em 1991 1ºDan, uma perca enorme para o Mundo das Artes Marciais em Portugal, uma pessoa de grande carácter e sabedoria. Paz a sua alma
Bruno Avelar Rosa
Condolências à família
8 Maio 2020
O carinho, compreensão, exigência e estímulo que o Mestre Raul Cerveira me dedicou desde que o conheci, com apenas 8 anos de idade, ficarão para sempre marcados no meu caminho e na minha vida, os quais, tal a importância que teve em mim, seriam certamente diferentes se não o tivesse conhecido.
Neste momento de luto quero, além de endereçar as condolências à família, deixar uma palavra de reconhecimento e agradecimento pela vida plena que o Mestre Raul teve, medida também pela quantidade de almas que tocou nesta sua passagem terrena e que, por isso, fazem com que a sua a sua mensagem se prolongue para lá daquele que foi o tempo em que esteve fisicamente entre nós.
Neste dia triste lembro-me do privilégio que foi tê-lo tido na minha vida e nas nossas vidas. Mas embora o sentimento de saudade já seja grande, enorme é também o sentimento de que a sua vida valeu a pena. Por isso, é momento também de sorrir. Sim, sorrir, porque sendo eterno, o Mestre Raúl Cerveira jamais morrerá.
Armando Inocentes
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Nenhuma palavra que aqui coloque fará jus ao que nos deixa.
Mestre Raúl, vamos ter de re-aprender a viver consigo.

A toda a família, as minhas sentidas condolências.
Fernando Falardo
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Vi hoje de novo todas as fotos que tirei consigo, desde o Kangeiko de Cascais em 1973 ao estágio de Casablanca e ao revê-las relembrei todos os seus ensinamentos e conselhos, OBRIGADO e até sempre Mestre Raul Cerveira.
Daniel Neves
Acendeu uma vela
8 Maio 2020
Mestre Raúl Cerveira dizia - "Não é arte que faz o Homem. É o Homem que faz a arte."

E o Mestre, fez.
Paula Castro
Acendeu uma vela
8 Maio 2020
É com muita tristeza e emocionada que escrevo estas palavras em homenagem não só ao Mestre, mas também ao amigo com quem tive a honra e o privilégio de crescer, conviver e treinar.

O meu querido Mestre Raul Cerveira, foi e sempre será a minha referência no Karaté, prática que abracei faz 38 anos.

Mais do que um Mestre foi um amigo.

Os seus ensinamentos através da prática e as nossas muitas e longas conversas, durante anos, serão as melhores recordações que me deixou.

As saudades já se fazem sentir e serão muitas... nunca será esquecido, só terei de aprender a viver sem a sua presença.

Ao meu querido Mestre serei eternamente grata por ter feito parte do meu caminho. 🙏

Descanse em paz.

À família os meus sentimentos e um agradecimento especial por me terem recebido sempre com muito carinho. 🙏


Pedro Palmeira
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Ser aluno do Mestre Raul durante largos anos foi um privilégio, um guia e uma referência que ultrapassam os limites do dojo e que o tornam imortal e inesquecível
Paulo Felgueiras
Condolências à família
8 Maio 2020
Descansa em Paz
Paulo da Cunha Alegre
Acendeu uma vela
8 Maio 2020
Sentidas Condolências
Bernardo Pinto-Coelho
Acendeu uma vela
8 Maio 2020
Fui aluno do Mestre Raul Cerveira com quem muito aprendi graças à sua enorme sabedoria e às suas inesgotáveis qualidades humanas que me permitiram não só aprender a ser um humilde karateka como a crescer como pessoa. Os meus sentimentos à Família e a memória dos seus ensinamentos e da sua amizade estarão sempre comigo
Fernando Almeida
Acendeu uma vela
8 Maio 2020
A antiga Secção de Karate da ADCRPJ (Associação Desportiva, Cultural e Recreativa da Polícia Judiciária), filiada na FPKDA (1985-1999) e representada pelo seu Coordenador Fernando Almeida, neste momento de despedida presta uma sentida e eterna homenagem ao seu último Mestre - Raúl Cerveira. Até sempre!
Afonso Costa
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
O Mestre Raul era mestre do meu mestre e amigo João Coutinho e foram muitas as horas que treinei através da APK, debaixo da sua orientação e outras tantas de convívio e aconselhamento directo, ao longo de 18 anos. Fico-lhe eternamente grato.
Davide Gomes
Acendeu uma vela
8 Maio 2020
Eterna saudade Mestre Raul. Para sempre uma referência na minha formação como Homem.
Alexandre Gueifão
Acendeu uma vela
8 Maio 2020
MEU MESTRE.
PIONEIRO.
MEU GRANDE E MELHOR AMIGO COMO IRMÃOS.
FICA A SAUDADE E O MEU AMOR ETERNO.
Raul Augusto Queiroz da Mota Cerveira.
Aluno direto do Grande Mestre Pires Martins "UBU" fundador do Karate Jutsu "Marcial" em Portugal.
RAUL Cerveira, VICE CAMPEÃO DE JUDO no escalão ABSOLUTOS em Campeonato de Judo Oficial "FPJudo".
RAUL CERVEIRA, na minha simples opinião; O MESTRE, O PAI do KARATE-DO EM PORTUGAL.
INTEIRAMENTE DEDICOU A SUA VIDA AO KARATE NACIONAL.
De Quantos Afectos ELE é o merecedor.
PIONEIRO ANTIGO do tempo da Velha e extinta Academia de Budo Berço do Judo, do Karate e do Aikido.
Quanta Amizade com Pires Martins, Kiyoshi Kobayashi e Tetsuji Murakami e mais tarde Mitsusuke Harada.
Envio as minhas mais PROOFUNDAS CONDOLÊNCIAS aos Seus Alunos e a todas as suas Associações que o Mestre Raul Dirigia; ao Seu Aluno Carlos Alexandre Silva e a Todos da FNK-P.
A Todos os Seus Amigos do Coração, a todos os Seus Amigos da 1ª e 2º Geração do Karate Nacional.
E PARA A SUA ESPOSA, PARA AS SUAS FILHAS E FILHO E RESTANTE FAMÍLIA, eu envio um Forte Abraço de CONDDOLÊNCIAS DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO.
Manuel Ferraz Inacio
Condolências à família
8 Maio 2020
Paz à sua alma Mestre Raul.
Cristina Caeiro Lopes
Ofereceu uma flor
8 Maio 2020
As minhas mais sentidas e respeitosas condolências à família do Mestre Raúl. Um Senhor que partíu mas que deixa recordações indeléveis. Até um dia 💗
Luis Gil
Condolências à família
8 Maio 2020
Os meus sentidos pêsames a toda a familia e amiigos do Mestre Cerveira!
Fui durante uma década, seu discíplo e amigo antes de ir para a ONU-EUA!
Vou recordá-lo com carinho para SEMPRE! Descansa em paz....AMIGO


José Patrão
Acendeu uma vela
8 Maio 2020
Em meu nome pessoal e também da ASP venho por este meio expressar sentidas condolências à família de Mestre Raul Cerveira.
O imenso amor pelo Karate e pela Vida, a sua energia inesgotável, são memórias que cada um de nós, que com ele privou, guardará para sempre no coração.
E o seu papel fulcral na unificação do Karate em Portugal, a sua brilhante carreira como Dirigente e Mestre, já gravaram de forma indelével a sua obra, no panorama desportivo e cultural do nosso país.
Tudo termina como começou, com apenas uma palavra:
- Rei !
Luís Marques
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Existem aquelas pessoas que nos marcam para a vida inteira.
O Mestre Raul foi o meu primeiro professor de karate.
Treinei com ele dos 13 aos 28 anos, e conquistei o primeiro cinto negro com ele.
Era um praticante excepcional, e dos maiores nomes do karate português.
Era também um professor exigente, severo, extraordinariamente técnico, "teso" à moda antiga. Demonstrava com uma eficácia e precisão que pareciam irreais.
Impunha um respeito e uma dedicação inabalável aos praticantes mais velhos.
Aos praticantes mais novinhos mantinha a exigência, mas via-se que a frequência com que sorria aumentava, e a ternura com que leccionava era indisfarçável.
Era um homem com muita, muita pinta.
Vou recordá-lo para sempre.
Condolências à família e amigos próximos, e a todos os muitos discípulos, como eu, que deixa.
Sensei ni rei
JUDO CLUBE DE PORTUGAL
Condolências à família
8 Maio 2020
O Judo Clube de Portugal, expressa as mais sentidas condolências à família do Mestre Raul Cerveira, extensível a toda a comunidade karateca nacional. Sempre ouvimos dizer que o Mestre Raul era o mestre dos mestres, e assim foi e será recordado pelas gerações futuras. A fotografia do Mestre Raul estará sempre no nosso Dojo, e os valores transmitidos no nosso clube terão sempre como referência, os ensinamentos que durante décadas tiveram como protagonista o Mestre Raul. Obrigado por tudo o que deu ao desporto, ao Judo Clube e sobretudo a todo o karate nacional.
Pedro Tanger
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Partiu, ontem, um dos meus Mestres.

Uma das referências mais importantes das artes marciais em Portugal, um pioneiro em todos os seus sentidos, o Mestre Raúl Cerveira liderou, guiou e ensinou gerações.

Um dos seus alunos foi o meu Pai, desde novo. Cresci a ouvir as histórias do Karaté, dos treinos onde os kimonos ficavam encarnados de sangue, dos saltos olímpicos que aterravam em golpes e espargatas, dos Mestres japoneses que pareciam super-humanos. Se o meu Pai era um super-herói, o que seria o Mestre dele?

Mas eu nunca treinei com o Mestre Cerveira. Nunca ele me graduou, nem nunca fiz os seus treinos.

Pode parecer estranho, então, dizer que ele era um dos meus Mestres. Mas era. Falámos muitas vezes sobre as nossas artes, aliás, sobre as artes - porque ambos sabíamos que os nomes e os estilos eram só a superfície -, partilhámos histórias e tempo e durante todos esses momentos, nunca eu me senti seu par, jamais, sempre me senti seu discípulo. Ouvia mais do que falava, observava mais do que analisava e, acima de tudo, respeitava mais do que comparava.

E assim se reconhecem os Mestres. Pessoas que ensinam sem que lhes seja pedido nada. Que gostam de partilhar e que percebem que o ensino é das formas mais elevadas de Amar o próximo.

Obrigado meu querido Mestre, que descanse em paz. Deixou um bonito legado e, por cá, tentaremos seguir os seus nobre passos.

Pedro Tanger
Isaura Fonseca
Acendeu uma vela
8 Maio 2020
Um santo descanso MT Raul...
Rui Piçarra
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Fui aluno do Mestre durante 20 anos, desde a adolescencia. A sua influencia continua a perdurar em mim. Aprendi com ele as maximas do karate, esforço, auto controlo, caracter, que transpus para a vida. Nao o esquecerei. Força a familia nesta hora tao dura. Celebremos a vida.
Pedro Alexandre Gueifão
Acendeu uma vela
8 Maio 2020
O Mestre Raul Cerveira, amigo de família, que andou comigo ao colo, foi companheiro de treino no Judo e no Karate-dô do meu pai, deixou esta vida como um verdadeiro Guerreiro Samurai, Budoka, Apaixonado pela Marcialidade, Correcto, Amigo, Companheiro, mas acima de tudo. Humano. O Karate-dô acabou por ser a sua paixão, a transmitiu a tantos que neste momento são, mestres ou praticantes, e sempre olharam o Mestre Raul Cerveira como O Mestre. A riqueza que ele deixa nas nossas vidas é eterna, pois ele conseguiu encontrar verdadeiramente o significado do "Dô" caminhou sempre a construir e a dar, ensinar, promover, oferecer, um verdadeiro pilar. Agora seu caminho continua para lá destes muros que chamamos vida e de certo junto dos demais que também já partiram, como o Mestre Kiyoshi Kobayashi e o Mestre Tetsuji Murakami, seus Mestres no Judô e Karate-dô. Agora juntos na caminhada eterna, provavelmente a treinarem mais ainda, mas de certo a olharem pelo nosso trabalho. Ao Mestre Raul Cerveira devemos o respeito e a procura de um Karate-dô repleto de amor e partilha.
Deixas a página deste livro que se chama o Karate-dô em Portugal, aberta, foste tu que começaste a escrever e muito escreveste, também outros a estão a escrever, mas são poucos, destes poucos também alguns já partiram como o Mestre Ceia. Este livro será eterno e esta eternidade fará de todos vocês eternos e marcos de uma vida neste lugar que chamamos Terra.
Mestre Raul Cerveira de ti me despeço, com tristeza pois infelizmente a última vez que tivemos juntos, não tive a oportunidade de te dar um abraço, abraço este que esperava desde a minha tenra idade e que sei que teria sido uma alegria para ti rever-me já homem e também Mestre.
À sua Família as minhas condolências, e muita foça.
Ao Mestre Raul Cerveira, Domo Arigato Gozarimasu
Francisco Morais
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Os sentimentos a família! Um até sempre ao Mestre dos Mestres.
Carlos Lobo
Condolências à família
8 Maio 2020
As minhas sentidas condolências para a família e amigos. Que a almo do Grande Mestre Raúl descanse em paz.
António Paz Monteiro (Tó-zé)
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Á família de um homem que tanto marcou a minha vida queria dar as mais sinceras condolências e dar uma grande força neste momento tão difícil.
Grande abraço e beijinhos a todos.
Força.
Gustavo Baço
Acendeu uma vela
8 Maio 2020
Obrigado por tudo!
Catarina Fernandes Valente Pires
Condolências à família
8 Maio 2020
Minha querida Zinha,
Um fortíssimo abraço para si, Maria, Sofia e Rodrigo. Muita força para todos e os nossos mais sinceros sentimentos a todos. 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
José Manuel Antunes Silvestre
Condolências à família
8 Maio 2020
Que o Grande Mestre descanse em Paz
Rita Garcia Hammarbäck
Condolências à família
8 Maio 2020
Um grande beijinho e os meus sinceros sentimentos, queridos tia Zinha, Sofia, Rodrigo e Maria. As minhas memórias de infância estarão para sempre marcadas pelo convivio de vizinhos convosco. O tio Raúl deixa-me na memória a sua candura, gentileza, humor e isso o tempo e a distância não apagam. Com carinho, Rita "da Areia".
Jorge Sntos
Condolências à família
8 Maio 2020
Uma grande perda. Os meus sentimentos.
André Lopes
Condolências à família
8 Maio 2020
Mestre Raul o meu Mestre , é um senhor de grande honestidade e humildade eu tive a sorte de ser treinado desde criança tinha eu 9 anos, posso dizer que o Mestre é o PAI do Karaté em Portugal. Um grande beijinho para toda a família.
Fernando Macedo Pires
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Fica a minha singela homenagem a alguém que liderou e promoveu muitos outros, nos seus valores.
Bem haja e até sempre
Bui
Condolências à família
8 Maio 2020
Neste momento de dor não queria deixar de vos enviar um grande e sentido beijinho. Que descanse em paz.
Fernando Brito
Condolências à família
8 Maio 2020
Por toda a sua amizade e ensinamentos ao longo de quarenta e muitos anos, aqui fica a minha singela GRATIDÃO.
Neste momento não tenho mais palavras. Só uma enorme tristeza.
DESCANSE EM PAZ MESTRE
Eduardo Lopes
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Obrigado Mestre.
Ainda possuo o seu livro Karaté-Do.
Descanse em Paz!
RITA Blanco
Condolências à família
8 Maio 2020
Muitos beijinhos e abraços e coragem querida Sofia
Luís Afonso
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Obrigado, Mestre!
João Lourenço
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Sentidas condolências a toda a família neste momento tão triste.
Vitor Oliveira
Acendeu uma vela
8 Maio 2020
Os meus pêsames para toda a família.
Rui Caipira
Acendeu uma vela
8 Maio 2020
Condolências à família
IJKA-PORTUGAL
Nuno Curcialeiro
Condolências à família
8 Maio 2020
Sentidas condolências à familia.
Rui Caipira
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Os bons Mestres nunca se esquecem.
IJKA-Portugal
Miguel Martins
Acendeu uma vela
8 Maio 2020
Até sempre Grande Mestre!
António Mendes
Acendeu uma vela
8 Maio 2020
As minhas condolências
Alberto João Gonçalves
Condolências à família
8 Maio 2020
Condolências a toda família, incluindo Associação Portuguesa Karate.
Daniel Duarte
Ofereceu uma flor
8 Maio 2020
Lembrar-me-ei sempre do Mestre. Obrigado por tudo! Descanse em paz!
Vitor Airosa
Acendeu uma vela
8 Maio 2020
As minhas condolências à família, recordar os Velhos momentos, e Eterna lembrança do meu Mestre Raul.
Inácio Cristo Dias / Jisei Dojo
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Sentidos pêsames à família, aos alunos e a todos os que estavam próximo do Mestre Raúl Cerveira. O seu legado foi deixado na Terra de onde se ascende para um lugar Só ocupado pelos gigantes. Raul Cerveira foi já na Terra um gigante.
Jisei Dojo de Lisboa / Tokitsu Ryu
Ofereceu uma flor
8 Maio 2020
O seu nome perpetuará não história e nas histórias das artes marciais. Um Homem com imperado assim não morre...
Carlos
Acendeu uma vela
8 Maio 2020
Tenho saudades.
Kyokushinkai Portugal
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Condolências a família e amigos.
Mariana portela
Condolências à família
8 Maio 2020
Os meus sentimentos à família do grande mestre e homem Raul Cerveira.
Tiago Gamboa
Condolências à família
8 Maio 2020
Sofia e família! Deixo um forte abraço neste momento difícil. Se necessitarem de alguma coisa podem contar com o meu apoio.
José Lopes
Condolências à família
8 Maio 2020
Frequentei uma formação (estágio) de Karate-Do com o Sensei Raúl Cerveira em 2014 quando se realizou o Campeonato da Europa EKF em Lisboa.
Gostei muito do treino pela forma como foi apresentado e pelo entusiasmo do Sensei Raúl.
Apresento as condolências à sua família e aos seus alunos da APK.
Descanse em paz Sensei.
Oss!
António Fernando Pereira
Condolências à família
8 Maio 2020
Os meus sentidos e sinceros pêsames a toda família, estudantes e discípulos da referência inquestionável do karatê nacional. O grande mestre Raul Cerveira.
Paulo Seia
Condolências à família
8 Maio 2020
RIP MESTRE.
Bushidokan do Porto
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Os meus mais sentidos pêsames para toda a família APK, pela perda do seu querido Mestre.
Quem partiu sempre será lembrado por quem ficou e por ele sentirá eternas saudades.
Muito Kimochi

Domingos Silva
Nuno Serra
Condolências à família
8 Maio 2020
Sentidos pêsames à família e a todos os que, não sendo família, partilharam muitas e boas vivências com o Mestre Raul Cerveira.
Paulo Araújo
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
As minhas sinceras condolências. Que descanse em paz e permaneça para sempre nas boas memórias.
Rogério Da Costa
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Nossos sentidos sentimentos desde Inglaterra, foi um dos meus primeiros amigos e Mestre nas artes Marciais época 60/70
Descança em paz meu nobre amigo
VITOR SANTOS
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Os meus sentimentos à famila.Que privilégio e um orgulho enorme ter começado no karate com o Mestre Cerveira e com os seus alunos diretos no inicio dos anos 80. Nessa altura nem tinha a consciência e nem sabia a importância que o Mestre representava para a nossa arte. Ainda esta manhã com amigos desse tempo,praticantes, relembramos alguns treinos no Judo Clube de Portugal e estágios com o Mestre Harada, e 40 anos depois ainda nos lembramos das aulas sobre o posicionamento correcto do centro de gravidade...Descanse em paz Mestre
Joao Carlos Feijao
Condolências à família
8 Maio 2020
As minhas sinceras condolências.
Da Parte de seu antigo aluno e amigo Joao Feijao. Suiça
Que Deus o guarde a seu lado pois foi um homem com (H) e um grande Mestre de Karaté.
Nuno Paiva
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Enceto as minhas profundas condolências à família do mestre Raúl... Foi uma grande referência para mim é para centenas de outros karatecas. Até um dia mestre.
António Jorge de Castro Caeiro
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Os meus mais sentidos pêsames, Zinha, Sofia, Maria, Rodrigo.
António Jorge de Castro Caeiro
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
O Mestre Raúl Cerveira dizia que tinha riscado a palavra "desisto" de todos os seus dicionários. Resistimos, mas pelo seu exemplo de vida.
Arlindo Tadeu
Condolências à família
8 Maio 2020
Nesta fase tão penosa desejo á Rosa e sua familia muita coragem e força para enfrentar esta perda irreparavel. Os meus sentidos pêsames e um abraço muito forte Arlindo Tadeu
Fernando Moreira da Silva
Acendeu uma vela
8 Maio 2020
Eterno descanso meu Mestre e amigo.
Partiste cedo demais.
Ainda havia tanto para contribuires.
Mas foste traído pelo corpo cansado.
Até um dia!
Miguel Figueiredo
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Os meus sentimentos à família.
Perdeu-se fisicamente um excelente ser humano, mas nunca se irá perder tudo o que fez por todos os que estavam em seu redor.
Luís Figueiredo
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Até sempre Sensei!
Hugo Galvão
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
O Seisei Raul Cerveira, nunca foi meu Mestre, mas foi Mestre do meu Mestre, José Bonifácio, o qual sempre falou bem do Sensei Raul.
Obrigado pelos ensinamentos.
Oss
Fernando, Inês, Benedita e Salomé Rolim
Acendeu uma vela
8 Maio 2020
Um grande bj nosso para toda a família e em especial para a Sofia.
Pensamos em si, em vós...
Leonardo Pereira
Condolências à família
8 Maio 2020
Dificilmente karatecas da minha geração não conheceram Mestre Raul Cerveira , uma referência Nacional e Internacional á qual presto minha homenagem.
Condolências a família e amigos.
Leonardo Pereira
Rui Laia & Rosa Carvalho
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Queremos expressar os nossos profundos sentimentos à família.
Um abraço amigo ao Gonçalo e à Sofia da Rosa e do Rui
Luis Ramalho
Condolências à família
8 Maio 2020
Sentidas condolências à família do Mestre Raúl Cerveira, com quem tive o prazer de partilhar o Dojo durante 11 anos, desde o JCP, sua casa desde sempre, a outros Dojos espalhados pelo país em estágios de Karaté. Sempre muito afável e excelente conversador, para além de um técnico excecional e um professor na verdadeira aceção da palavra, o Mestre Raúl, o nome por que era carinhosamente tratado pelos seus alunos, deixa para sempre, tenho a certeza, uma marca indelével em todos aqueles que privaram com ele. Muito mais haveria para dizer, mas nesta hora de dor, que Deus o receba de braços abertos e lhe arranje "um cantinho" onde o MESTRE possa continuar a transmitir os seus conhecimentos.
Até Sempre Mestre Raúl!
João Garcês
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Ao Mestre Cerveira um eterno descanso
A sua Família sentimentos de um amigo
A família do Karate perdemos um símbolo
oss
Miguel Lemos e Marta
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Sofia, um beijinho meu e da Marta para ti, Victória e Gonçalo, e os sentimentos a toda a família. Vocês são a continuidade. Força.
Bruno Castro
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Condolências à família.
Sem dúvida uma forte inspiração no meu percurso no Karate.
O meu obrigado
Renato Kobayashi
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Perdi um Amigo e uma das minhas melhores referências nacionais do verdadeiro Mestre.
Um Forte Abraço à Família 😔🙇🏼‍♂️🥋
Sílvia Neves
Acendeu uma vela
8 Maio 2020
Descanse em paz grande Mestre.
Carlos Silva Homenagem
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Presto a Homenagem ao meu Mestre.

Mestre Raul Cerveira deixou de estar entre nós.

Mestre Raul um homem bom. Tinha uma forma própria de extrair o melhor das qualidades dos outros, de as potenciar, de as evidenciar.

Acima de tudo era um exímio praticante de karate, um excelente treinador um excelente Mestre.

Não era um homem de consensos frágeis, pelo contrário preferia a clarificação de posições à paz precária. Mas era, sobretudo, um descobridor de pontos de contacto entre posições divergentes e sabia como poucos dirigentes, exponenciá-los em benefício da causa comum: a elevação do Karate em Portugal.

Em nome de um merecido sentido de justiça, Mestre Raul marcou o Karate em Portugal. O seu espirito de líder e pioneirismo, associado ao respeito que ganhou pelo karate praticado e pela sua visão por um bem comum, ganhou prestígio Nacional e a sua projeção internacional foi inerente e amplamente reconhecida.

Era um exemplo de fibra, dedicação e empenho, a capacidade de sofrimento, de entrega e de abnegação e a lealdade a um caminho que traçou é reconhecida e em muito beneficiou o desenvolvimento da modalidade no nosso país e o seu crescimento.

Como é próprio dos grandes homens, não colhia para si esta luz forte. Quem o conheceu, nunca o sentiu inebriado pela exposição pública, pelo reconhecimento da sua qualidade como dirigente ou enquanto Mestre de karate. Pelo contrário, a sua motivação era sempre a mesma desenvolver o karate-Do, projetar o Karate português, protegê-lo das incertezas próprias dos tempos e criar sempre novas dinâmicas, novas mais valias.

O desaparecimento do Mestre Raul é realmente, sentido por todos como uma perda de uma referência, de um homem honrado, de um amigo capaz de grandes afetos, de um homem profundamente respeitador, um homem de valores.

Comecei a treinar Karate-Do em setembro de 1979 com o Mestre Raul e sempre foi o meu único Mestre. Foi alguém que alterou o rumo da minha vida, alguém que me modificou, alguém que te convence a uma amizade para sempre, alguém que pela sua dedicação nos faz acreditar, alguém que pela seu empenho nos coloca com confiança, alguém que me fez aquilo que sou na pratica do karate-Do e na possibilidade de ser dirigente. A ele o devo e tenho razão para sentir saudade, das nossas convivências, da camaradagem, dos abraços, da amizade, das conversas sobre o karate-do, da sua dedicação, empenho e acima de tudo do seu carinho pela modalidade.

Quando somos confrontados com o desaparecimento de alguém da dimensão e da intensidade do Mestre Raul, sinto que as homenagens são pequenas para dizer tudo o que gostaríamos que ficasse dito. Faltará sempre mais uma qualidade para exaltar, mais uma obra para recordar. Mas, o que fará falta acima de tudo é a sua presença, a sua palavra de incentivo, a sua perspicácia, a sua capacidade de liderança. A sua amizade.

Esta evocação que faço hoje é só mais um capítulo na recordação de um homem bom, na minha amizade seria e sincera , na lembrança de um homem que fez a diferença no seu tempo, foi um pai do karate Nacional e o meu pai no Karate-Do, o meu MESTRE.

Onde quer que esteja, estamos juntos! Muito obrigado por tudo o que fez pelo karate Nacional, pelos valores transmitidos e pelas centenas de mulheres e homens Karatecas, que consigo se fizeram adultos.

Obrigado, MESTRE RAUL.

Para sempre, muito obrigado.

Descanse em Paz.
Carlos Silva
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Descanse em Paz.
Para sempre Obrigado por tudo. Até um dia, voltaremos a treinar.
Elias santos
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Obrigado por tudo o que me ensinou.grande parte do que sou devo a si, meu grande mestre.
Que Deus o recebe. No seu seio.
Até sempre
FNK-P Carlos Silva
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
FNK-P está de luto!
Raul Augusto Queiroz da Mota Cerveira nasce em Lisboa, a 11 de abril de 1944.
Começou a fazer Judo com o Mestre Kobayashi iniciando assim o seu caminho pelas Artes Marciais.
Em 1963, na Academia de Budo, inicia um novo ciclo de aulas de Karate.
Introduz-se na prática do Karate a 11 de abril de 1964 e em outubro de 1966 obtém a graduação de 1º Dan.
Em 1970 torna-se seguidor do Mestre Tetsuji Murakami.
Funda em 1980 a Associação Portuguesa de Karate-Do e até 1985 foi membro da Comissão Diretiva das Artes Marciais (CDAM).
Em 1985 fundou a Federação Portuguesa de Karate e Disciplinas Associadas. Foi-lhe atribuída a graduação de 5º Dan, a mais alta do estilo Shotokai pelo Mestre Mitsuke Harada.
Em 25 de Agosto de 1986 pelo ministério da Educação e Cultura é atribuído pela primeira vez em Portugal o título de Mestre de Karate, saindo em Diário da República da mesma data, serie II nº 194 como classificações pedagógicas na modalidade de Karate.
Em 1992 é fundador da Federação Nacional de Karate – Portugal, conseguindo um feito único: a unificação de duas federações e consequente unificação do Karate Nacional. Torna-se assim o sócio número 1 da FNK-P. Entre 1992 e 1993 foi o primeiro Presidente da atual FNK-P e mais tarde, com a sua enorme coragem e dedicação à modalidade, entre 2001 e 2007, voltou à Presidência da FNK-P.
Lamentavelmente o Mestre Raúl já deixou de estar entre nós. Ontem partiu um grande homem, um bom ser humano, um bom praticante e um excelente Mestre de Karate-Do.
A sua memória nunca se extinguirá! O seu legado é eterno.
Agradecemos a sua dedicação e abnegação por tudo o que fez pelo desenvolvimento do Karate Nacional e na construção desta Federação.
O Mestre Raul Cerveira, um homem de fibra, líder e com uma forma de estar clara e com valores, garantiu o melhor de todos, o desenvolvimento da FNK-P, essencialmente sempre para o bem comum. Pioneiro no Karate-Do, deixa um excelente trabalho efetuado na modalidade e na FNK-P e, naturalmente pela motivação que proporcionou, em centenas de mulheres e homens que com ele privaram no caminho e objetivos que ele traçou.
Em tom mais pessoal, seguramente não nos levarão a mal, algumas vezes na vida encontramos alguém especial, alguém que altera o rumo da vida, alguém que nos modifica e também modifica a nossa vida, alguém que te convence a uma amizade para sempre, alguém que pela sua dedicação nos faz acreditar, alguém com um sentido patriótico, alguém que transmite confiança, alguém que pela primeira vez transformou o Karate Nacional numa instituição única, aquilo que é hoje a FNK-P.
Mudou muitas vidas e explorou novos caminhos numa visão única de excelente líder. No entanto, o Mestre Raul Cerveira antecipou a sua hora deixando-nos mais pobres.
Temos razão para sentir saudade das nossas convivências, da camaradagem, dos abraços, da amizade, das conversas sobre o Karate, da sua dedicação, empenho e acima de tudo do seu carinho pela modalidade.
Onde quer que esteja, estamos juntos! Muito obrigado por tudo o que fez pelo Karate Nacional, por esta Federação e pelas centenas de jovens, mulheres e homens Karatecas, que consigo se fizeram adultos.
Dirigimos as nossas sentidas condolências à Esposa, aos seus Filhos e à Associação Portuguesa de Karate.

Descanse em Paz e muito Obrigado Mestre Raul Cerveira! Até sempre!
Carlos Silva
Ofereceu uma flor
8 Maio 2020
Descanse em Paz meu mestre.
Para sempre, obrigado por tudo.
Até um dia
Gonçalo Loureiro & Idalécio Loureiro
Condolências à família
8 Maio 2020
Nesta simples mensagem ficam registadas as sentidas condolências de Filho e Pai que tanto aprenderam com o Mestre Raúl Cerveira!!
Dionísio Henriques
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
A minha homenagem ao meu eterno Mestre, que continuarei a prestar todos os dias da minha prática, preservando os seus ensinamentos.
Sentidas condolências à família neste momento muito difícil.
Carmo Ahmed
Acendeu uma vela
8 Maio 2020
Que Deus ilumine a próxima jornada! 🙏
José Chagas
Acendeu uma vela
8 Maio 2020
Obrigado por todos os momentos que juntos Partilhamos pela sua Amizade e por tudo o que fez pelo Karate Nacional Português. As minhas sinceras Condolências vc a toda a Família. Descanse em Paz.
Maria João Santos
Condolências à família
8 Maio 2020
As minhas sentidas condolências à família enlutada. Ao Mestre Raul, não é um adeus mas sim um até já 🙏
Rui Rosa e família
Condolências à família
8 Maio 2020
Condolências à família, forte abraço de amizade
Pedro Santos
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Mestre, obrigado pelo legado que deixou no karate e pela pessoa de valores que era. Lembro-me dos treinos incansáveis no JCP, dos estágios, dos treinos para competições e dos treinos de instrutores. Até do seu olhar nos exames de graduação.
Ficará a saudade.
Os meus pêsames à família.
Nuno Ramos
Condolências à família
8 Maio 2020
Uma referência do karaté em Portugal. Oss!!
Carlos Silva
Acendeu uma vela
8 Maio 2020
Ate sempre grande Mestre..
Sempre com o mesmo espírito e a mesma dinamica para o nosso karaté.
José Bau
Condolências à família
8 Maio 2020
Até sempre Mestre Raul
eliseu carvalho
Acendeu uma vela
8 Maio 2020
sinto uma grande dor por ter partido aprendi muito nunca o esquecerei sempre fui amigo fique em paz mestre
CPK Shotokan
Condolências à família
8 Maio 2020
O CPK solidário na V. dor.
Duarte Capucho
Ofereceu uma flor
8 Maio 2020
Um beijinho para toda a família!❤️🙏
João Coutinho
Acendeu uma vela
8 Maio 2020
O meu amigo, o meu mentor, o meu Mestre!
As saudades e a tristeza rebentam o meu coração.
Muita força e coragem para a família, estarei sempre convosco, beijinhos.
Nuno Cardeira
Condolências à família
8 Maio 2020
Um homem que marcou a vida de muitos outros homens e deixou o seu nome na história do Karate em Portugal. Alguém que lutou e se esforçou para edificar algo de bom... Que procurou concensos, ouviu do melhor e do pior, se manteve fiel às suas ideias e forma de ser. Quem o conheceu não o esquecerá... Quem não o conheceu saberá o seu nome é reconhecerá a sua inabalável importância no karate em Portugal.
Fernando Garrancho
Condolências à família
8 Maio 2020
Meus sentimentos
José Ramalho
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Sentidos pêsames à família do grande mestre Raul. Foi sempre uma referência no Karate nacional e um exemplo de integridade. Permanecerá para sempre na nossa memória.
Aniceto Monforte
Acendeu uma vela
8 Maio 2020
Não tenho, nem consigo encontrar palavras para descrever o que sinto, faleceu o meu Mestre, o meu amigo, uma pessoa que eu admirava e de quem gostava.
Privei com ele enumeras vezes, coisa que não poderemos voltar a fazer-lo, pelo menos nesta vida, voltarmos a encontrar-nos meu querido amigo Mestre Raul para já fica a eterna saudade.
A toda a familia os meus sinceros sentimentos.
Rui Quadros
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Sou aluno do Senhor Raul Cerveira, Mestre Raúl, desde 1980. Recordo - me do primeiro embate: sorriso largo, vigoroso, amistoso e extremamente educado. Nunca ouvi uma asneira, uma ordem, qualquer comportamento menos indicado. Depois da 1a aula começou a amizade e as boleias para casa pois vivia na Joaquim Ereira e o Mestre a caminho da Areia deixava me em casa. Fui para a tropa e voltei. Estive em Itália e voltei. Sempre a mesma coerência, a imensa amizade, a confiança eterna. Um homem bom, trato fácil e um grande pedagogo. Faço lhe a minha vénia, o meu sorriso, o meu abraço e a minha cumplicidade. Uma mensagem para a senhora sua esposa de estima e coragem. Abraços fortes aos seus filhos que também foram meus companheiros dejo. Long live Master Cerveira!
Rui, Margarida e Inês Quadros
Mário Bernardino
Acendeu uma vela
8 Maio 2020
Muito obrigado pela amizade.
Até já.
Descanse em paz Mestre.
Antonio Tânger Corrêa
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Deixou-nos hoje um GRANDE HOMEM. O Mestre Raul Cerveira! A grande figura do Karate em Portugal. Por ele passaram gerações de jovens que aprenderam que os valores humanos são a suprema essência da nossa existência! Uma ausência de profunda tristeza que traz um vazio demasiado grande.
José Manuel Aboim de Brito
Deixou uma mensagem
8 Maio 2020
Sentidas condolências a toda a família de um amigo e camarada das andanças pelos matos da Guiné, de quem recordo principalmente a grande alegria de viver que sempre demonstrava.
um grande abraço
José Brito
Jorge Mendonça
Condolências à família
8 Maio 2020
Meus queridos amigos, especialmente Sofia, Gonçalo e Vitória, lamento muito essa tão dolorosa perda... muita paz nas vossas almas... eles estão lá olhando por nós
Um beijinho muito carinhoso
Funerária Memorial | João Paz
Ofereceu uma flor
8 Maio 2020
A Funerária Memorial apresenta as sinceras condolências à família.
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para lhe oferecer uma melhor experiência e serviço. Para saber que cookies usamos e como os desativar, leia a política de cookies.
Ao ignorar ou fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, está a concordar com o seu uso neste dispositivo.